terça-feira, 9 de novembro de 2010

VOTO FACULTATIVO

VOTO FACULTATIVO O Brasil copiou o sistema americano como modelo de primeiro mundo, mas esqueceu que deveria considerar a faculdade de votar ou não! No modelo atual, o eleitor é obrigado a votar, e fim de papo! Então o voto obrigatório é autoritarismo bruto! Neste caso, não é democracia. O regime atual exige que o eleitor vote mesmo não tendo interesse em votar, não sabe o sistema que o desinteresse do eleitor de não votar, talvez seja em razão de ter perdido a confiança no político em relação às propostas dos candidatos, ou porque perdeu a emoção, pois sabe que no final do processo político seu voto valeu apenas para trocar seis por meia dúzia.

Ultimamente a propaganda política vai dentro da casa de cada brasileiro através dos veículos de comunicação. - Seja o eleitor analfabeto ou intelectual, entretanto, a mensagem política é interpretada de acordo com o nível de conhecimento e do seguimento religioso de cada cidadão ou cidadã brasileira. Ai está o paradigma! O voto obrigatório pode influenciar muito o eleitor! Considerando que ele sente obrigação de votar! Então o menos esclarecido sente psicologicamente coagido e termina votando em candidato sem conhecer o seu perfil, somente para justificar o voto. Neste caso, o eleitor desenformado está oferecendo o poder absoluto ao político, o qual pode ser um corrupto ou mentiroso “líder” de uma seita religiosa. Já o voto sendo facultativo, o eleitor não sente pressionado por nenhum lacaio político.

Os Brasileiros estão conscientes que a legitimidade do voto não está na quantidade, mas no ato de cidadania. Baseado nisso, para eleger um político não é necessário que a maioria dos eleitores vote. Se apenas 20% dos brasileiros comparecerem as urnas e 80% não forem, certamente esse pequeno número conseguiria eleger qualquer um desses lacaios para criar, alterar leis bem como administrar a nação do jeito que ele quiser! Isso pode ser um grande fracasso!

Agora outro fator preocupante no Brasil é a compra de votos: Essa lambança tornou rotina, haja vista que candidatos corruptos e eleitores sem noção fazem uma campanha política virar feira livre de negócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário