segunda-feira, 22 de novembro de 2010

PENA DE MORTE

Do livro: Jota Melo (jotadmelo@hotmail.com)

Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante. (Albert Schweitzer)

Ainda bem que o Brasil enforcou a pena de morte há muitos anos! Desde a morte de Tiradentes, em 1792, alguns idealistas brasileiros conseguiram abolir da Constituição essa tortura. Já na promulgação da Constituição Federal Brasileira, em 1988, no artigo 5º, veda completamente a pena de morte no país: Ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante”.

No Brasil, quanto em outros países, essa penalidade não é justa, pois os Tribunais que condenam são formados por homens e mulheres, cujas pessoas são dotadas de acertos e erros. Além do mais, ninguém tem o direito e o poder para tirar a vida de outra pessoa. Muitas vezes nós erramos mais do que acertamos. Assim, em um julgamento equivocado ou montado, os membros de um determinado Tribunal podem levar à morte pessoa totalmente inocente, ou absolver um réu totalmente culpado!

Outra realidade aqui no Brasil é a quantidade de corrupção espalhada em vários setores, inclusive naqueles que têm o poder de condenar alguém, criar, ou alterar as leis da nação. Eles ainda têm autoridade de aumentar seus salários no valor que bem entenderem. Portanto, se fosse aprovada a lei da Pena de Morte aqui no Brasil, com certeza, os condenados seriam somente os pobres, considerando que eles não possuem recursos financeiros para contratarem bons advogados. Já os ricos e os senhores do poder, jamais seriam executados neste país, pois são eles que ditam as normas para os mais fracos seguirem!

Entendo que seria um erro alguém punir uma pessoa que, de repente, cometeu o mesmo erro que ela. Outra coisa, tirar a vida de uma pessoa não irá acabar com a violência no Brasil. Acredito, ainda: Se Deus nos deu a vida, então só ele tem o direito de tirá-la. Normalmente, os homens agem por vingança, ganância ou pelo abuso do poder que possuem. Caso a pena de morte fosse legalizada, muita gente inocente estaria carimbada para morrer no dia seguinte.

Aos vivos, deve-se o respeito. Aos mortos, apenas a verdade. (Voltaire)

Nenhum comentário:

Postar um comentário