terça-feira, 16 de novembro de 2010

JÁ PENSOU O QUANTO SERIA ÓTIMO?

O mundo sofre grandes turbulências
devido às omissões de idéias.
(J. Melo)

Há um comentário popular que diz: “O rico fica mais rico e o pobre mais pobre”, e que “pobre só tem direito no dia da eleição”. Esses pensamentos, embora pareçam confusos, são bastante significativos no país. Mas que poderiam, quem sabe, ser extintos no Brasil.

A Constituição Federal brasileira diz que todas as pessoas têm o mesmo direito. Então, seguindo esse pensamento, imagine se a justiça oferecesse condições de igualdade para o rico e o pobre?

Já pensou o quanto seria ótimo se os médicos colocassem o valor humano à frente do valor da consulta? Já imaginou se o homem público fosse realmente popular e que, para entrar em contato com ele, fosse tão fácil como o é em campanhas políticas?

Já imaginou se todo político fosse preso e cumprisse o tempo previsto na lei, em uma cadeia pública, quando cometesse algum crime - corrupção, desvio de verba pública e outras barbaridades? Já pensou se o sistema de segurança brasileiro fosse de fato seguro, e o voto popular pudesse punir, quando um membro do sistema cometesse corrupção? Já imaginou, ainda, qual seria a sentença daqueles juízes, promotores e policiais que cometessem crimes? Já imaginou se os políticos não tivessem tanto privilégio e precisassem bater o cartão de ponto todos os dias e ganhassem salários mais baixos?

Já imaginou se todos os meios de comunicação brasileiros falassem somente a verdade e não funcionassem como robôs ou porta-vozes do proprietário, bem como não fosse vinculado ao sistema de um poder político?

Já imaginou se ninguém usasse drogas ou armas, e a consciência e o amor pela vida estivessem sempre em primeiro lugar?

Já imaginou se o homem parasse de usar a sua criatividade para a fabricação de aviões de guerras, bombas e outras armas mortíferas, e usasse a inteligência e sua imaginação para descobrir e fabricar medicamentos para curar todas as doenças no mundo? Já imaginou se quando alguém cometesse um assassinato fosse obrigado a doar um de seus órgãos para alguém que está aguardando um transplante? Já imaginou se em lugar da pena de morte houvesse a pena da vida?

Na verdade, o homem precisa manifestar mais suas idéias e procurar colocá-las em prática, bem como lutar contra o medo, que se esconde atrás da falta de coragem em manifestar seus pensamentos e sugestões. Infelizmente, o mundo ainda sofre grandes turbulências em conseqüência da omissão de idéias e lutas, que poderiam trazer, com mais velocidade, um tempo de transformação e a formação do alicerce para receber as novas gerações.

Não perca a fé na humanidade, pois ela é como um oceano. Só porque existem algumas gotas de água suja não quer dizer que ele esteja sujo por completo. (Mahatma Gandhi)

Um comentário:

  1. Olá, blogueiro (a),
    Salvar vidas por meio da palavra. Isso é possível.
    Participe da Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Divulgue a importância do ato de doar. Para ser doador de órgãos, basta conversar com sua família e deixar clara a sua vontade. Não é preciso deixar nada por escrito, em nenhum documento.
    Acesse www.doevida.com.br e saiba mais.
    Para obter material de divulgação, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br
    Atenciosamente,
    Ministério da Saúde
    Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/minsaude

    ResponderExcluir