terça-feira, 26 de outubro de 2010

POLICIA OFERECE SEGURANÇA OU MEDO?

Po­lí­cia ofe­re­ce se­gu­ran­ça ou me­do?

É co­mum pre­sen­ci­ar ações er­rô­ne­as de po­li­ci­ais abu­san­do do po­der que lhe foi con­fi­a­do. A PM de Go­i­ás completou 151 anos de his­tó­ria, mas a im­pres­são que se tem, é que fal­ta edu­ca­ção, res­pei­to com a so­ci­e­da­de, bem co­mo com­pre­en­der que ela foi cri­a­da pa­ra ofe­re­cer se­gu­ran­ça à po­pu­la­ção, não pa­vor, abu­so de po­der, hu­mi­lha­ção, au­to­ri­ta­ris­mo. Is­so já foi ex­tin­to há anos no Bra­sil Acon­te­ce tal abu­so de­vi­do a par­te da po­pu­la­ção bra­si­lei­ra des­co­nhe­cer os pa­râ­me­tros da lei fe­de­ral, fun­ção e li­mi­te da au­to­ri­da­de. A Po­lí­cia Mi­li­tar dei­xa a de­se­jar e es­tá ­dis­tan­te do de­se­ja­do pe­la po­pu­la­ção. É co­mum pre­sen­ci­ar a po­lí­cia co­me­ter er­ros no trân­si­to: su­bir em pas­sa­re­las de mo­tos, re­tor­no em lo­ca­is pro­i­bi­dos, es­ta­cio­nar so­bre as cal­ça­das, di­ri­gir de­sa­ten­to e “co­mer” a pis­ta.

Den­tro da vi­a­tu­ra, com ar­ma em pu­nho, abor­da­gem sem pre­pa­ro, pre­en­cher mul­tas com es­tu­pi­dez, sem dar sa­tis­fa­ção ao con­du­tor. É co­mum po­li­ci­al fu­mar em ser­vi­ço, até pa­re­ce que es­tá de fé­rias ou tu­ris­mo, mui­to des­pre­o­cu­pa­do. Fal­ta mui­to para a Po­lí­cia Mi­li­tar ser de fa­to o es­pe­lho da lei. Al­guns es­tão com­ple­ta­men­te des­pre­pa­ra­dos. Uns pe­la in­ca­pa­ci­da­de, ou­tros por en­ten­der que pos­suem to­do o po­der so­bre a ter­ra. Às ve­zes, o ci­da­dão tem me­do de pe­dir in­for­ma­ções ao po­li­ci­al mi­li­tar, pois quan­do vai em di­re­ção a al­guns de­les, ime­di­a­ta­men­te le­vam as mãos às ar­mas, in­ti­mi­dan­do a apro­xi­ma­ção. Quan­do con­se­guem fa­lar, nor­mal­men­te re­tru­cam com tom de co­ro­nel, numa ar­ro­gân­cia sem li­mi­te. Ou­tro de­ta­lhe: al­guns po­li­ci­ais ado­ram abor­da­r mo­to­ris­tas em lu­ga­res es­cu­ros. Por que is­so? Ve­jo, tam­bém, que os mo­to­quei­ros go­i­a­nos têm pas­sa­do um es­trei­to nas mãos dos far­da­dos. Sin­ce­ra­men­te, é um ab­sur­do.

O po­li­ci­al mi­li­tar de­ve­ria ser o nos­so ali­a­do e pro­cu­rar se apro­xi­mar da so­ci­e­da­de pa­ra es­ta­be­le­cer par­ce­ria. Dessa for­ma, to­dos os go­i­a­nos de bem ga­nham. A ver­da­de é que o po­vo evi­ta di­a­lo­gar com po­li­ci­al mi­li­tar em Go­i­â­nia, vez que tem re­ceio de re­ce­ber res­pos­ta gros­sei­ra ou ser con­fun­di­do com mar­gi­nal, ou quem sa­be o po­li­ci­al in­ter­pre­tar co­mo um de­sa­ca­to à au­to­ri­da­de e pren­dê-lo ime­di­a­ta­men­te. Pen­so que a po­lí­cia de­ve­ria atu­ar com mais fre­quên­cia nas portas das ins­ti­tu­i­ções de en­si­no, em es­pe­ci­al em épo­ca das pro­vas pa­ra ves­ti­bu­lar, con­cur­sos, etc. É ra­ro pre­sen­ci­ar a po­lí­cia pres­tar ser­vi­ço, ori­en­tar ou con­tro­lar o trân­si­to. Is­so é la­men­tá­vel.

De acor­do com al­guns ve­í­cu­los de co­mu­ni­ca­ção, a Po­lí­cia Mi­li­tar de Go­i­ás é o es­pe­lho pa­ra to­do Bra­sil, con­si­de­ran­do que tem pro­je­tos, de­sen­vol­vi­men­tos e co­nhe­ci­men­tos, in­clu­si­ve po­den­do con­tar tam­bém com ex­ce­len­tes ar­ma­men­tos, equi­pa­men­tos mo­der­nos, bem co­mo re­ce­bem um óti­mo sa­lá­rio. Por ou­tro la­do, pa­ra se in­gres­sar na car­rei­ra da po­l­ícia é ne­ces­sá­rio for­ma­ção su­pe­ri­or. En­tão o que es­tá fal­tan­do pa­ra a Po­lí­cia Mi­li­tar in­te­ra­gir com a so­ci­e­da­de? Tal­vez, edu­ca­ção. Con­si­de­ran­do que a edu­ca­ção vem do ber­ço e não apren­de na es­co­la. É pre­ci­so li­mi­te de au­to­ri­da­de, res­pei­to pe­lo ser hu­ma­no e dis­cer­nir o joio do tri­go, pois o pa­pel da Po­lí­cia Mi­li­tar é ze­lar pe­la se­gu­ran­ça da po­pu­la­ção e não in­ti­mi­dar a so­ci­e­da­de com ati­tu­des er­rô­ne­as.

In­fe­liz­men­te a po­pu­la­ção bra­si­lei­ra es­tá vi­ven­do frus­tra­da, ha­ja vis­ta que os no­ti­ci­á­rios nos mos­tram po­li­ci­ais en­vol­vi­dos em cor­rup­ções, bem co­mo em pro­ces­sos na cor­re­ge­do­ria, cri­mes ab­sur­dos con­tra a so­ci­e­da­de que es­pe­ra­va da po­lí­cia se­gu­ran­ça de ver­da­de. Is­so é ver­go­nho­so. Re­su­min­do: se­rá que a mai­o­ria das au­to­ri­da­des é tão des­pre­pa­ra­da cul­tu­ral­men­te e psi­co­lo­gi­ca­men­te que não con­se­gue dis­tin­guir as pes­so­as de bem? Até quan­do va­mos con­vi­ver com is­so? No en­se­jo, gos­ta­ria de pa­ra­be­ni­zar os ho­nes­tos, pois acre­di­to que ain­da exis­tem ex­ce­len­tes pro­fis­si­o­nais no meio da cor­po­ra­ção. En­ten­do que tra­ba­lham em prol da se­gu­ran­ça do po­vo, mas aque­les que atro­pe­lam a lei e fe­rem cru­el­men­te a na­ção, a es­ses, meu re­pú­dio.

O Bra­sil se cons­ti­tui nu­ma na­ção de­mo­crá­ti­ca on­de to­dos pos­su­em di­rei­to de vez e voz.

“To­do po­der ema­na do po­vo”, pa­rá­gra­fo úni­co (Cons­ti­tu­i­ção Fe­de­ral)

Nenhum comentário:

Postar um comentário