terça-feira, 26 de outubro de 2010

O FERRÃO DO PÂNICO

O Carrasco da atualidade,

O Dengue não escolhe raça, crença, idade, mata sem piedade! A verdade é que os mosquitos estão adorando a sujeira na capital Goiana e noutras cidades do Brasil. Eles pegam carona no vacilo da população e reproduzem a bel prazer. Com isso, milhares de novos carrascos estarão transmitindo a doença, a qual vem aumentando assustadoramente de uns anos para cá, inclusive em Goiás, onde é fato registrar história macabra que a população irá contar para seus netos. Os postos de saúde (Cais), estão superlotados, leitos, camas, enfermarias, corredores, enfim, já não está tendo espaço para pessoas infectadas através do mosquito Aedes Aegypti!

De quem é a culpa da epidemia da DENGUE, da população ou poder público? A saúde pública atribui a população; em parte tem razão, considerando que existem inúmeros lotes baldios, mato alto, lixos e entulhos dentro de lotes espalhados em Goiânia, pior é quando o terreno está fechado e os visinhos não sabem o endereço do proprietário! Outro fator preocupante é a especulação imobiliária. – Compram os imóveis, mas não limpa, esperam valorizar! Em relação ás residências, é lamentável, mas a maioria dos moradores não leva a sério a limpeza do ambiente que vive: - a sua vida, saúde da própria família. Conclusão: se não tem responsabilidade com própria saúde, então dificilmente vai ter com do visinho? É lamentável a falta de colaboração da maioria dos moradores goianos em relação á doença, pois é fato que o DENGUE está fazendo vítimas diariamente. Essa frustração poderia ser evitada há muitos anos atrás, se a maioria dos goianos fizesse sua pequena parte: - Manter limpo o ambiente que vive!

Então a culpa da DENGUE é do poder público? Sem sombra de dúvida, também é responsável, porque mesmo que a população cumpra o dever de casa, no caso, cuidar de onde vive. A saúde pública tem obrigação constitucional proteger o povo, haja vista que possuem funcionários qualificados para exercer a função e tem equipamentos, medicamentos, bem como estão preparados para combater a doença. Já a população não tem acesso a tais poderes e não é obrigado limpar lotes/áreas que não lhe pertence. Outra coisa, a saúde pública não deve se preocupar com notações, ou seja, comparar estatística de um ano ao outro. Para a população não interessa se este ano a Dengue fez mais ou menos vitimas. Com essa filosofia de trabalho, devagar e devagarzinho,,, O mosquito agradece e vai fazendo vitimas a vontade! Os representantes da política brasileira, (políticos), ou seja, ala Federal, Estadual, Municipal, visto que já deveriam ter tomado atitudes mais audaciosas em relação ao carrasco que está exterminando o povo! (Dengue): Nossos representantes deveriam aprovar projetos para pesquisas profundas no sentido de criar VACINA contra os quatro tipos da Dengue ou outra solução urgente em desfavor deste terror.

A realidade precisa ser dita: Se o Brasil tem dinheiro para: Guardar em cueca, meia, mala, engordar conta bancaria de corrupto e ainda colaborar com outros países! Então, tem dinheiro! A verdade é que se o Brasil não providenciar solução urgente para exterminar essa PRAGA, a qual herdou das primeiras navegações, lamentavelmente num futuro bem próximo, o Brasil será uma nação infectada pelo OS PEQUENOS MOSQUITOS LISTRADOS: AEDES AEGYPTI. Uma falta de vergonha para o Brasil, o qual é campeão no futebol e carnaval,.bem como é o Anfitrião da COPA em 2014.

Artigo: Jota Melo - (jotadmelo@hotmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário