sábado, 24 de agosto de 2013

MÉDICOS DE FORA - PONTO DE VISTA – Jota Melo


  
Sou brasileiro e defendo a pátria e já discuti incontáveis vezes na defesa de nossa nação, inclusive quando trabalhava no exterior. Mas, é preciso ser realista! Os nossos representantes, seja qual for esfera governamental, infelizmente pensa somente numa linha de cuidar a saúde pública.. - Eles usam o erro do inicio do descobrimento do Brasil: “Curar a doença depois que a pessoa fica doente”. Ou seja, constroem muitos hospitais; postos de saúde; contratam agentes de saúde; espalham ambulâncias para todos os municípios. Mas, em contrapartida, os governantes desleixam dos hospitais; não contratam profissionais suficientes; desfalcam farmácias públicas; não preocupam com manutenção dos veículos assistenciais (Ambulâncias/Motos/outros...). Agora pergunto: “Como que o médico pode curar o paciente se o hospital não possui o necessário?” Então, o médico fará somente o tradicional, PALEATIVO!” Isso não vai resolver absolutamente nada, considerando que o médico só minimizou o sofrimento do paciente, mas não diagnosticou o foco da doença, por isso, o medicamento ora ingerido pelo paciente terá efeito temporário; depois de algumas horas, talvez dias, a doença retornará ainda mais resistente!!  Nesta linha ideológica... Os governantes desperdiçaram todo o dinheiro da saúde em tratamento inúteis em razão do gasto em construção de hospitais, salários dos profissionais; combustível das ambulâncias; manutenção dos hospitais. O pior de tudo, o povo continuará doente...

Governantes! Pelo amor de Deus!!! Escutam o povo, ouvem os profissionais; façam plebiscitos, audiências públicas em cadeia nacional para sentirem o que o povo precisa na saúde! -  Aplicam na saúde pra valer, nem que seja a única ação que façam em relação aos mandatos! Mas priorizem a saúde! “Povo sadio é povo feliz!”.  
Se Governantes trabalhassem na prevenção da doença, evitaria que a população contraísse mais doenças! Veja em relação as vacinas; Por que os governantes não vacinam toda população, em vez de vacinar somente alguns grupos? Ora, se adquirissem as vacinas para toda gente, com certeza economizaria na manutenção das doenças futuras, inclusive a gripe! Outra alternativa que funciona muito bem no Japão, é o tratamento por medicamentos homeopáticos – da planta mesmo! Outro detalhe: é preciso proibir produtos milagreiros que apresentam em TVs e demais meios de comunicação!    


Mas pra isso, precisaria investir em campanhas! Construir e equipar hospitais gerais regionais; onde, num raio 100 quilômetros precisariam de um hospital para receber a população das cidades circunvizinhas!  Gente, é inadmissível um paciente sair da sua cidade, a mais de 200 km e vir dentro da ambulância receber tratamento na capital! Francamente, essa ação é no mínimo desumana! Na verdade é provável que a pessoa chegue mais doente ainda!


Certa vez, perguntaram ao Dalai Lama: O que mais te surpreende na humanidade? Ele responder: “Os homens me surpreendem... os homens perdem dinheiro para recuperar a saúde; e por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente de tal forma que acabam por não viver o presente nem o futuro; e vivem como se nunca fossem morrer e, morrem como se nunca tivessem vivido!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário