domingo, 17 de março de 2013



MOTORISTA DE ÔNIBUS  -  A PROFISSÃO ABSOLUTA QUE CONDUZ VIDAS EM SUAS MÃOS

Motorista; É um profissional que leva e traz passageiros com absoluta segurança – São vidas humanas nas mãos desse profissional chamado de MOTORISTA!  Os mais sábios vão mais longe: dizem que os motoristas parecem ter herdado a visão de águia pelo fato de enxergar com precisão e vencer os obstáculos por onde viajam.

Profissão de motorista: Para ser motorista de ônibus rodoviário/coletivo/Outros, inicialmente é necessário gostar da profissão, em seguida paciência, tempo, dinheiro para especializar na área, visto que alguns requisitos são exigidos: Habilitação categoria D ou E; Curso de transporte de passageiros (Exigência dos empresários de ônibus); Exames médico: cardiograma, hemograma, glicemia, diabetes, chagas, raios-X da coluna, visão, audição, aptidões, psicológicos, certidão de prontuário, certidões cíveis e criminais, registros acidente de transito estadual e federal. Por último é necessário aprovação do médico do trabalho e abertura de conta salario no banco que a empresa indica.  A maioria tem custos e validade somente por trinta dias!
O motorista precisa ingressar no mercado de trabalho. Na verdade não é tão difícil encontrar emprego, mas adequar nos critérios das empresas é a questão, pois a maioria exige no mínimo dois anos de experiência em carteira, entretanto não oferecem nenhuma oportunidade para ingressar na função! Caso o motorista tenha o tempo exigido, então é necessário os documentos acima mencionado, testes de volante, entrevista comportamental e outros... Como se não bastasse tais empecilhos, algumas empresas contribuem ainda mais para aumentar o desemprego, considerando que não contratam motoristas com 50 ANOS ou acima dessa idade. Mas permitem o motorista trabalhar sem registro na carteira (diaristas) - muitas vezes trabalhando dia e noite assumindo toda responsabilidade nas viagens curtas ou longas (Linha ou Turismo) para receber uma ninharia sem nenhum direito trabalhista.  Em minha opinião é um critério discriminatório, explorador e arcaico, pois se o motorista não possui condições física ou psicológica para trabalhar registrado, também não pode ser admitido como diarista! Outro detalhe: não está escrito na Constituição Federal e na Lei do transporte terrestre, nº 12.619, sancionada 30 abril 2.012, que é ilegal ou imoral o motorista trabalhar registrado no Brasil! Tem empresas que desvaloriza tanto o motorista desempregado que permite o porteiro da mesma fazer perguntas em relação ao currículo do candidato á vaga de motorista. Dá impressão que o porteiro é responsável pelo recurso humano (RH). Em minha opinião é ridículo – pra não dizer humilhante! Pois o porteiro não está preparado para classifica-lo. Claro, não é desmerecendo a função do porteiro, mas sua atribuição é resguardar o patrimônio da empresa e não avaliar o candidato!

Dupla função:  A empresa empurra serviços no motorista.
A maioria das empresas está empurrando responsabilidades nesse profissional que muitos não suportam a pressão e entra em stress, depressão ou abandonam a profissão – já aconteceram coisas absurdas na vida dos motoristas: -  Uns chegaram abandonar o ônibus lotado em pleno trabalho (meio da rua), pois não tiveram condições psicológicas para continuar dirigindo.
Aqui no Estado de Goiás algumas empresas exigem que o Motorista Rodoviário faça inúmeras funções e em contrapartida paga salário risório. Veja: inicialmente o motorista precisa ter conhecimentos de mecânica, senão nem passa para segunda fase do teste! Depois de empregado o motorista precisa ser também cobrador:  - ele emite passagens, recebe e faz troco no decorrer da viagem! O motorista, o melhor, o escravo do volante, carrega e despacha mercadorias, ou seja, faz o papel de braçal! Algumas empresas delegam aos motoristas até serviços gerais, Lavar banheiro do Ônibus. Transporta valores (Guichês das rodoviárias); Embarca e desembarcam passageiros e controla bagagens, bem como confere todos os bilhetes na porta do ônibus ao embarcar os passageiros nas rodoviárias ou no trajeto de sua linha! Quando o motorista é escalado e sai com ônibus da garagem, ele passa assumir uma série de responsabilidade: os bilhetes, tabelas, manifestos, malotes e mercadorias no bagageiro e outros – ao embarcar na rodoviária, aumenta ainda mais, visto que é necessário conferir horário e destino, carimbar as passagens e controlar o bagageiro (malas).   Ao retornar da viagem o motorista faz o papel de contabilista: reúne ás notas do manifesto, blocos dos bilhetes, destaca e soma as passagens emitidas durante a viagem e fecha o caixa na presença do responsável do setor financeiro – se porventura o motorista cometeu equivoco do tipo: codificação ou preencheu campo errado a empresa vai responsabiliza-lo por isso. Ela não vai considerar a dificuldade que o motorista encontrava na estrada emitindo a passagem. Além disso, o motorista é o responsável absoluto por tudo que acontece dentro do ônibus, bem como o controle das passagens gratuitas (idosos crianças/outros...)
Outro fator inadmissível é em relação alimentação e descanso do motorista. É muito comum o motorista dirigir além do normal e pernoitar em condições inadequadas: Fundo de rodoviárias desleixadas, locais em péssimas condições entre insetos rastejadores e voadores; ás vezes, dentro do próprio ônibus. Já em relação alimentação, é comum motorista não ter tempo suficiente para almoçar ou tomar lanche, considerando que está sem cobrador para despachar mercadorias nas rodoviárias e embarcar passageiros.
Além de todos esses obstáculos, tem aqueles que são do próprio oficio, ou seja, da profissão: Não importa se o tempo está de sol, chuva, neblina, buracos na via, troncos de árvores, animais na pista ou cruzar com carros em sentido contrário que possivelmente alguns usuários dirigindo alcoolizados. Outro detalhe, o motorista é vigiado o tempo todo: São câmeras internas, tacógrafo para controlar a velocidade, chefe de trafego, pardais eletrônicos e agentes de órgãos governamentais nas rodoviárias e rodovias. Na verdade o motorista precisa vencer tudo isso com muita habilidade e paciência para chegar ao final da viagem para manter o emprego.
Infelizmente esse acúmulo de funções tem gerado diversos acidentes e atrasos no embarque, consequentemente tornando as viagens mais incômodas, longas e estressantes, bem como arriscadas para os motoristas e passageiros. Alguns estados brasileiros os governantes já estão condenando essa prática e estão criando leis para evitar riscos para todos, isso para não falar: desemprego em massa de cobradores e despachantes.
Não é generalizando as empresas, mas infelizmente muitas delas estão adotando o método para reduzir funcionários e engordar suas contas bancárias!  Entendo que os empresários enfrentam inúmeras exigências governamentais, porém eles precisam unir e lutarem contra isso e não fazer vistas grossas e calar diante dos benefícios e salários de seus funcionários (Motoristas/Cobradores/outros).
Deixo aqui meu ponto de vista e no ensejo faço convite para todos os motoristas unir para lutarmos juntos em prol da categoria. Na oportunidade faço também um apelo aos empresários para valorizar mais seus profissionais motoristas, pois todos nós juntos conquistaremos salários justos e avançaremos para melhorar o transporte terrestre.
Uma observação: sempre que nós motoristas cruzam nas estradas com outro, é comum cumprimentarmos uns aos outros com aceno de mão – então, esse gesto de união e amizade e respeito precisam passar para ações. Vamos vencer, depende somente de cada um fazer a sua parte!
Motorista é profissão e não função!
Lei do transporte terrestre, nº 12.619, sancionada 30 abril 2.012. A jornada de trabalho é 8h diária e 44h semanais. Depois dirigir 4 horas, o motorista tem direito de intervalo de 30m p/ descanso. O motorista tem direito de horas extra e adicional noturno, bem como outros benefícios importantes.

SALVE O dia 25 de JULHO – comemoramos o dia do MOTORISTA  e também o PADROEIRO desse profissional  -  São Cristóvão.
Artigo: Jota de Melo – Comunicador   (jotamelo.blogspot.com)

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