sexta-feira, 23 de setembro de 2011

PERFIL DO ATENDENTE


“Mude as palavras, transforme o mundo!”

Acredito que é raro alguém que ainda não deparou com algum recepcionista sossegado, aquela pessoa que acha que o cliente é desprezível, um “João ninguém”! Na verdade o mais irritante é a deselegância do mal atendente! Muitas vezes o cliente chega num determinado lugar e o recepcionista nem percebe sua presença, pois atendente está distraído: batendo papo na internet; cabeça baixa folheando revista; papeando pelo celular; mastigando chiclete; conversando com colega de trabalho assunto particular; tomando suco.  Enfim, faz tudo, menos atender o seu cliente. - Tem atendente que pensa que está fazendo favor atender ou oferecer informação ao cliente. A verdade é que situação como essa, o cliente fica perplexo e envergonhado parado ali esperando a boa vontade do atendente. Em contrapartida, o péssimo atendente não se toca: ignora o cliente deixando-o a falar sozinho, pois o que interessa é satisfazer seu ego. Infelizmente no Brasil tá-assim-ó desses parasitas por detrás de balcões comerciais ou entidades governamentais; não sabem os imbecis, que seus empregos são mantidos pelos seus clientes que desprezam!
Quem assume a função de atendente, tem obrigação de conhecer a sua atribuição. Atendente educado, gentil, conquista as pessoas de toda camada social bem como consegue atrair bons negócios para empresa ou a entidade que representa. Atendente atencioso leva a empresa ao topo e contribui para fechar muitos contratos, pois é visto como a imagem e a chave do sucesso. Agora se atendente for desatencioso, mal-educado, bem como não respeita e também não coloca o cliente em primeiro lugar, com certeza leva a empresa ou o que representa para o fundo do poço. Isso é fato! Atendente Profissional é aquela pessoa que reconhece sua função é ajuda solucionar possível problema, fornece informação necessária, esclarece dúvida ao seu cliente, enfim, dispensa o tempo que for necessário para o cliente sentir-se seguro no que veio buscar. Pode ter certeza que esse cliente levará a melhor imagem daquele lugar! Com isso, ganha atendente e a empresa.

ENTENDO QUE UM BOM ATENDENTE PRECISA FAZER:
Usar sempre as palavras: Bom dia, (tarde,noite), seja bem vindo(a), Por favor,com licença,muito obrigado, Agradecido pela preferência. Nunca usar a palavra: Só isso!  Usa-se: Algo mais? Ou mas alguma coisa?
Usar linguagem adequada e saber ouvir o cliente,
Respeitar o cliente e, sobretudo compreender sua necessidade,
Tirar dúvida do cliente e explicar com paciência. Lembre-se: quem precisa entender o produto, é atendente, e não o cliente!
Não articular demais perto do cliente, (coçar o nariz, passar a mão no cabelo, e outros gestos semelhantes devem ser evitados);
Manter o profissionalismo, mesmo que o cliente seja parente ou conhecido,
Não chamar o cliente por apelido, procure chamar pelo nome,
Evitar situações de stress e não demonstrar desânimo perto do cliente,
Conhecer as regras da empresa e seus limites.

É bom lembrar, que o sucesso da empresa passa primeiro pela recepção, portanto, o comportamento e postura do atendente são de extrema importância. Outro detalhe: é o atendente que precisa se adaptar com as normas da empresa, e não a empresa adequar ao funcionário!

Jota Melo - (jotamelo.blogspot.com).

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