domingo, 25 de setembro de 2011

O PIOR LUGAR PARA SE DIRIGIR!





"A consciência é a presença de Deus nos homens." (S. Chamfort)

O transito no Brasil, em especial na cidade de Goiânia-Go., é uma vergonha!  Infelizmente caminha para ser campeã em acidentes, em especial, envolvendo motociclistas. É apavorante dirigir entre as absurdas imprudências dos “condutores” que pensam ser motoristas. Na verdade, o transito na capital é uma loucura desenfreada. São pouquíssimos “motoristas” que respeitam as leis de trânsito e conseqüentemente são coerentes em situações que demonstre educação e solidariedade; pois os demais.., se o pedestre vacilar, eles atropelam sem piedade!  - dia desses li no pára-choque de um carro: “Não tenho medo do animal na pista, tem medo do burro no volante”. Chequei a conclusão que aquela frase está correta!
Penso que aqui é o pior lugar para se dirigir. Em relação aos caminhoneiros, eles pensam que são proprietários das ruas e dirigem cometendo as piores atrocidades. - Dia desses presenciei um acidente tão absurdo envolvendo um caminhoneiro e uma motoqueira, onde o “motorista” do caminhão dirigia falando no celular, o pior, fazendo uma curva na avenida principal. Por essa imprudência ele atropelou a “coitada” da motociclista, a qual estava certa e parada! Dia seguinte infelizmente outro acidente gravíssimo envolvendo caminhoneiro. - Ele não respeitou a faixa e bateu no “pobre” motoqueiro que trafegava corretamente na preferencial. Na verdade, aqui parece normal! Até dá a impressão que “motoristas” brincam de vídeo games onde o vencedor é quem mata mais. - Eu classifico isso de assassinos do volante!
Aqui é comum: “Motoristas” dirigindo falando no celular, fumando no volante, desatentos ouvindo músicas, mudando de pistas sem sinalizar, fazendo manobra brusca, alcoolizados na direção, avançando os semáforos, espalitando os dentes no volante, não respeitam as rotatórias, e faixas de pedestres, buzinam a bel prazer, outros ensurdecem os ouvidos dos pedestres com som, outros fazem por graça: abre o volume do som só pelo prazer de escutar os alarmes dos carros estacionados dispararem. Tem “motoristas” que sobem e estacionam nas calçadas, motoqueiros em alta velocidade passam dentro dos pontos de ônibus, outros fazem o show de malabarismo empinando a roda dianteira da motocicleta, e assim vai... É um desrespeito sem limites! Na verdade, é comum ver até viaturas “policiais”, avançar sinais e cometendo erros inadmissíveis no transito. Até parece que a educação no trânsito só existe no papel, na prática, prevalece á lei de quem tem poder, possui o melhor motor ou anarquistas mesmos!
Alguns motoristas de ônibus que deveriam demonstrar campeões no volante, pois transportam passageiros (vidas), é comum vêem eles estressados cometendo manobras arriscadas, o mais preocupante: com ônibus superlotados!
Tem um pergunta que não quer calar: Por que em Goiânia tem os piores motoristas? Se aqui existe: Escolas para formação de condutores, centenas auto-escolas, testes psicotécnicos e treinamento para motoristas! Para reforçar ainda, contamos com a corporação da policia militar e AMT (Agencia Municipal de Transito). Será que tem gente demais para fiscalizar, mas tem gente de menos atuando como deve ser?
Na verdade é comum escutar da população: que a culpa está no transito turbulento, outros dizem que Goiânia tem muita gente dirigindo sem carteira e de outros Estados. Já alguns descarregam o ódio no poder público, exigindo mais construção de viadutos ou outras formas urgentes para desafogar o transito apavorante. - Sabe-se que o poder público arrecada fortuna do povo através dos altos impostos e taxas, as quais são obrigadas pagar. Enquanto eles não tomarem providencia, infelizmente vamos conviver e assistir de camarote as lambanças no transito!
O que mais me surpreende, é que por que os agentes da AMT não atuam com mais veemência tais “condutores”, ou melhor: assassinos do transito? Em vez de multar e recolher os taxis quando os mesmos estão em plena atividade levando passageiros à trindade, aparecida de Goiânia ou outras cidades vizinhas? Já a política militar comete equívoco também quando faz blitz focando os motoqueiros e relaxando a passagem dos carros. Vejo que não são somente os motoqueiros que estão irregulares, existem centenas de “condutores” de carros em situação irregular, até mesmo dirigindo sem habilitação, alcoolizados e fazendo lambanças nas ruas da capital. O motorista Goiano ainda não tem consciência de parar na faixa de pedestres, não respeitam as faixas de escolas infantis, hospitais e ainda trafegam em alta velocidade fazendo uso de buzina como se estivesse participando de carreada política. Falta mais presença dos órgãos competentes. Ás vezes AMT multa o motorista pelo uso do cinto, mas faz vista grossa ou não tem coragem para parar o motorista quando está falando no celular! Outra observação: ás vezes a policia militar multa o motoqueiro por uma viseira, mas faz vista grossa quando o condutor está com som alto, fura sinal, faz manobras perigosas. Nesse caso, é preciso prevalecer á lei do bom senso!
Acredito que Goiânia precisa mudar a imagem e começar destacar no cenário nacional em relação ao transito, penso que é necessário trabalhar com as escolas municipais, estaduais e particulares, para educar as próximas gerações, pois acredito que a educação é o secreto de um transito passivo. Dirigir não é somente possuir carteira de habilitação, mas cultura!
Jota de Melo - Radialista (jotadmelo@hotmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário