domingo, 17 de fevereiro de 2013



DENGUE: O POVO E GOVERNO  - 2012

A população tem culpa, mas o poder público tem muito mais...


É muito fácil o Governo, (sistema da saúde pública), empurrar a culpa da proliferação da Dengue no povo! É óbvio que tem milhares de lotes sujos, lixos e entulhos espalhados desde os bairros mais simples ao mais nobre da capital. É preocupante também o avanço da dengue na cidade de Aparecida de Goiânia e cidades do interior Goiano. Isso é fato, não fantasia! Outra realidade preocupante é a especulação imobiliária. – os proprietários adquirem os imóveis, mas não limpa, esperam valorizar! Então a culpa é do Governo! Por que não fiscaliza e não multa os proprietários?  
Os lixos domésticos, (casa), os moradores colocam nas lixeiras ou saquinhos nas calçadas na esperança que ação urbana cumpra sua obrigação retirando-os depositando em local apropriado (lixão), entretanto esse trabalho de coleta não está sendo realizado com precisão, haja vista que é comum os transeuntes, em especial moradores passar entre montes de entulhos inalando o mal cheiro proveniente do lixo. É visível ainda aqui em Goiânia deparar com toda espécies de lixo nas calçadas e lotes baldios: restos de construção; eletrodomésticos estragados; ferros; plásticos, pedaços de paus; galões; garrafas, pneus e outros. O próprio lixão também precisa ser fiscalizado, pois o mesmo tem acumulado toda espécie de lixos. Por conta disso, cria milhares de insetos exalando mal-cheiro insuportável incomodando os moradores das proximidades. Outra coisa que precisa ser fiscalizada com rigor são as empresas prestadoras de serviços, pois elas têm deixado seus contenes e banheiros públicos em lotes baldios. Cadê o poder público? É preciso fiscalização rigorosa e limpeza, pois essa obrigação é constitucional, sendo direito do povo e obrigação do estado! O poder público possui autonomia para contratar funcionários para trabalhar no setor da saúde, então porque não faz! É necessário ação e não jogar o dinheiro do povo em panfletos cujo conteúdo não surge impacto nenhum! Seria melhor aplicar o dinheiro desses “informativos” em medicamentos ou contratar mais profissionais de saúde. na verdade o governo pensa mais em média do que na saúde da população! Enquanto isso, mais focos do mosquito da dengue vai se alastrando e lotando hospitais que estão funcionando em Goiânia... O descaso dos governantes, em especial prefeitos, vereadores, deputados e demais responsáveis pela saúde está somente contribuindo para aumentar os casos de dengue. A população de Goiânia que depende da rede publica de saúde está vivendo uma tortura, pois são inúmeros cais, postos de saúde estão fechados ou faltam médicos. Enquanto isso o povo vai vivendo a mercê da sorte!  E lamentável porque nenhum politico usa a tribuna para defender a população nesse sentido. Acredito que nossos representantes deveriam aprovar projetos para pesquisas profundas no sentido de criar VACINA contra os quatro tipos da Dengue ou outra solução urgente em desfavor deste terror da dengue. Chega de ladainha! Todo período chuvoso é a mesma coisa – muda só a noiva, o ritual é o mesmo... Nossos representantes da saúde e políticos assiste de camarote o show do mosquito!   
A realidade é que o Brasil tem dinheiro de sobra para guardar em cueca, meia, mala, mensalão, engordar conta bancaria de corruptos que desce pelas cachoeiras afora...  Até aumentar salários de políticos. Então Cadê o dinheiro para aplicar na saúde? A verdade é que se o Brasil não providenciar solução urgente para exterminar essa PRAGA, a qual herdou das primeiras navegações, lamentavelmente num futuro bem próximo, o Brasil será uma nação infectada pelo os pequenos mosquitos listrados: AEDES AEGYPTI. Uma falta de vergonha para o Brasil, o qual é campeão no futebol e carnaval e Anfitrião da COPA em 2014.     

Artigo: Jota Melo  - (jotadmelo@hotmail.com).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário